A gravidez é um momento sublime, mas antes de pensar em engravidar é ideal fazer um check-up, para realizar uma avaliação de sua saúde, com exames gerais e ginecológicos.
Hoje em dia, além dos exames de rotina da futura mamãe como hemograma completo, urocultura, ultrassonografia, entre outros, o homem também pode e deve fazer exames mais específicos como sorologia – um exame de sangue que detecta doenças como hepatite ou sífilis, por exemplo – ou até mesmo um espermograma, que avalia a qualidade do sêmen.
É importante salientar que a gravidez não é uma doença. Não é necessário mudar sua rotina ou mesmo parar de realizar alguma atividade que tanto gosta, portanto, não deixa de praticar o exercício físico.
O exercício regular promove o relaxamento do corpo e melhora suas funções, além disso, contribui para chegar ou manter o peso ideal, que também ajuda a ter uma gestação saudável e mais tranquila. Os exercícios com alto impacto como saltos, jogos de futebol ou basquete, por exemplo, devem ser evitados porque as quedas podem levar ao aborto, mas caminhada, musculação, corrida, bicicleta e Pilates são indicados.