Dúvida muito comum, afinal, a fertilidade pode ser afetada por disfunções na tireoide?
Para esclarecer melhor essa questão, primeiro, vamos entender o que é a tireoide. A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo. A glândula possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.
Qual a função da tireoide?
A tireoide atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.
Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio. Esses problemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar.
No caso das mulheres e a fertilidade feminina, a tireoide pode afetar e atrapalhar o processo da fertilidade. Quando a tireoide tem disfunção, os problemas na mulher podem ser: aborto, parto prematuro e a dificuldade para engravidar.
Quando a tireoide nos homens possui algum tipo de disfunções, os problemas podem surgir com a diminuição da libido e o surgimento da impotência sexual.