O seu sonho é ser mãe após os 40 anos?
Então esse texto é para você. Conheça alguns cuidados fundamentais para a gravidez tardia.
É cada vez maior o número de mulheres que fazem a opção pela maternidade tardia, após os 35 anos ou até mesmo após os 40 anos. Essa escolha pode ser pela estabilidade no relacionamento, motivos profissionais ou financeiros, além da mulher se sentir mais preparada para gerar e cuidar de um filho.
Para quem toma essa decisão são necessários cuidados especiais, pois a gestação avançada pode estar relacionada ao aparecimento de diversas complicações como: doença crônica, hipertensão arterial, diabetes, abortamento, malformações fetal, doença cardíaca, renal, neurológica e pulmonar.
É essencial conversar com seu médico ginecologista para que realize exames, avaliações e detecção de doenças que podem comprometer a gravidez. Diversos exames como ultrassonografia morfológica de primeiro e segundo trimestres permitem a visualização do feto com definição, detectando e descartando possíveis anomalias.
Vale ressaltar que se a futura mamãe estiver com uma boa saúde, peso adequado, alimentando-se de forma saudável, pratica algum tipo de exercício e está atenta aos cuidados pré-natais, as perspectivas de uma gestação sem riscos aumentam.