É possível engravidar com a síndrome de ovário policístico?

Quando o assunto é Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), a dúvida mais frequente é sobre a possibilidade de engravidar, afinal, mulheres que sofrem de SOP são estéreis ou podem vir a engravidar?

Se você já foi diagnosticada com isso, não se preocupe, existe sim a possibilidade de engravidar.

Para que você entenda melhor, vamos começar explicando o que é SOP, como isso altera o corpo da mulher e quais as opções para mulheres que desejam engravidar.

O que é Síndrome dos Ovários Policísticos ?

A Síndrome dos Ovários Policísticos acontece quando a mulher possui uma série de cistos nos ovários, esses cistos são pequenas bolsas cheias de líquido.

Quando fértil, a mulher libera um óvulo todo mês, nesse processo conhecido como ovulação, um folículo ovariano amadurece e entrega esse gameta.

Quando o folículo não libera o óvulo, o líquido permanece dentro dele, e é formado um cisto folicular. Existem casos também que o óvulo é liberado, mas um cisto ainda é formado, e esse cisto de corpo lúteo, pode ter uma pequena quantidade de sangue.

Devido a formação de cistos, o tamanho dos ovários é alterado consideravelmente, e pode afetar a fertilidade da mulher, pois torna-se mais difícil a formação de novos óvulos.

Além disso, quando a mulher possui SOP, seu corpo gera uma grande quantidade de androgênio, um hormonio que dificulta a maturação dos óvulos, prejudicando a ovulação.

A depender do nível de androgênio e a alteração hormonal, a mulher pode apresentar um ciclo menstrual alterado, e por isso, possuir dificuldade em engravidar, ou até mesmo, ter a menstruação cessada por muito tempo.

Causas da Síndrome dos Ovários Policísticos

A ciência não sabe ao certo qual a real causa da Síndrome dos Ovários Policísticos , mesmo assim, especialistas consideram que boa parte do motivo, é o fator genético, pois é fácil encontrar gerações de mulheres da mesma família apresentando esse problema.

O SOP atinge uma em cinco mulheres, e corresponde a 30% dos casos onde se há dificuldade em engravidar.

Afinal, é possível engravidar tendo Síndrome dos Ovários Policísticos?

A grande pergunta que atormenta toda mulher com SOP é se é possível engravidar?

A resposta é muito simples, sim, é possível engravidar fazendo os tratamentos adequados para o nível de alteração hormonal de cada mulher, afinal, algumas mulheres possuem uma alteração hormonal maior do que outras.

Confira abaixo um pouco sobre cada tipo de tratamento para a Síndrome dos Ovários Policísticos:

Uso de Clomifeno

Trata-se de uma medicação que induz a ovulação e facilita o período fértil regular, o uso do clomifeno não é indicado para todos os casos, e é preciso ser avaliado por um médico especialista na área antes que o tratamento comece.

Uso de Anticoncepcional

O anticoncepcional possui formas artificiais de estrogênios e progesterona que regulam a ovulação e a impedem durante o tratamento.

É o tratamento mais indicado pois com a pausa na ovulação, os ovários possuem tempo para se recuperar dos cistos, durante esse período, os cistos são liberados e há uma chance da mulher conseguir engravidar após o final do tratamento.
Técnicas de reprodução humana assistida

Essa é a forma que apresenta mais resultados positivos, mas normalmente é escolhida e recomendada após a tentativa falha de engravidar utilizando os dois tratamentos acima.

Nesse caso, normalmente é utilizado a técnica de fertilização in vitro, onde o óvulo da mulher é retirado e fecundado em laboratório por um espermatozóide previamente preparado, que em seguida é transferido para o útero da mulher.

Ficou curioso para saber mais sobre as técnicas de reprodução humana para casos de infertilidade? Então navegue mais pelo site e entre em contato para agendar a sua consulta!