O mês de Novembro é conhecido como “Novembro Azul“. Aproveitando a data, que aborda a conscientização da prevenção ao câncer de próstata, que atinge os homens a partir dos 40 anos, quero esclarecer sobre um tópico da área da saúde e da fertilização que é muito questionado por todos.
Afinal, quem fez vasectomia pode realizar o tratamento da FIV – fertilização in vitro?
Para responder a pergunta, é necessário esclarecer o que é a vasectomia. A vasectomia é um procedimento cirúrgico recomendado para homens que decidiram não ter mais filhos. É uma cirurgia realizada por médico urologista.
Quanto tempo dura a cirurgia de vasectomia?
O tempo médio do procedimento de vasectomia é de 20 minutos a 30 minutos. O médico irá realizar um corte no escroto e mexer nos canais que conduzem o espermatozoides dos testículos até o pênis. Dessa forma, ao realizar a vasectomia, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação. Uma vez que não há espermatozoides não existe a possibilidade do óvulos ser fecundado, evitando, assim, a gravidez.
Portanto, para quem realizou a vasectomia mas agora mudou de ideia e deseja ser papai, os espermatozoides podem ser obtidos através do procedimento de aspiração do epidídimo. Essa técnica é chamada de Aspiração percutânea do espermatozoide ou PESA (Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration).
A taxa de sucesso para a aspiração dos espermatozoides é de 80% a 90%, a depender, diretamente, do tempo da vasectomia (quanto mais tempo, pior e mais difícil!). Após a aspiração os gametas masculinos são encaminhados ao laboratório para fertilizar os óvulos, que foram coletados minutos antes e estão aguardando para serem fertilizados e formar novos embriões.