Muitos casais se perguntam se é possível engravidar pós vasectomia, seja por medo ou por arrependimento, a procura pela resposta dessa pergunta vem aumentando cada dia mais.
A vasectomia é um procedimento que não deve ser levado como reversível quando no momento da escolha, mesmo assim, ainda é possível revertê-la seja naturalmente ou através de uma cirurgia.
Para que você entenda como essas duas formas são viáveis, será necessário dar um passo atrás para entender o que é e a forma de engravidar pós vasectomia.
O que é vasectomia?
Esse procedimento também conhecido como cirurgia esterilizadora masculina, é um procedimento considerado simples, com duração de 30 a 35 minutos.
O procedimento cirúrgico interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos nos testículos e que normalmente seriam eliminados através da ejaculação.
Os ductos deferentes são localizados e interrompidos através de uma pequena incisão de cada lado do saco escrotal, em seguida, sendo bloqueado por fios de sutura.
Isso impede a passagem dos espermatozóides na hora da ejaculação, o que garante que a vasectomia é um procedimento permanente.
Gravidez pós vasectomia é possível?
Embora seja raro, a gravidez pós vasectomia é possível sim.
Existe uma chance de 0,2% que homens que se submetem a vasectomia apresentarem reversão espontânea, esse caso é bastante raro e afeta um homem a cada 2000 pacientes.
Também é possível engravidar durante o período de 90 dias após o procedimento. Isso porque alguns espermatozoides podem ter continuado nos canais. Para que isso não ocorra, os médicos indicam o ato sexual protegido durante os primeiros 3 meses, e o exame espermograma após 120 dias de cirurgia ou 30 ejaculações, o que vier primeiro.
Além disso, já existe a cirurgia de reversão de vasectomia, essa cirurgia não é liberada pelo SUS, a cirurgia de reversão não apresenta 100% de garantia e é considerada uma microcirurgia por ser necessário o uso de um microscópio.
Muitas questões devem ser levadas em consideração antes de ser feito a microcirurgia; principalmente o tempo que a vasectomia foi feita, quanto maior o tempo, menores as chances de sucesso.
Vasectomia e a reprodução assistida
As técnicas da reprodução assistida podem ser usadas tanto antes, quando o homem não tem certeza se é o que quer para a vida toda e opta por ter um plano B; como pode ser usada na pós vasectomia também.
Uma técnica que pode ser utilizada como uma segurança caso haja risco de arrependimento é o congelamento seminal, onde o sêmen congelado permance em -196°C e mantém todas as suas características genéticas, não possuindo prazo de validade.
Caso o homem não tenha feito o congelamento seminal, mesmo assim se arrependeu da vasectomia e a reversão não deu certo; com a reprodução humana assistida é possível aspirar diretamente os espermatozoides dos testículos, para depois ser utilizado em uma inseminação artificial ou fertilização in vitro.
Se você tem interesse em em saber mais sobre as formas de reprodução assistida, confira no nosso blog.
Para esclarecimentos sobre valores e agendamento de consulta, entre em contato conosco!
Londrina: (43) 3323-9935
Maringá: (44) 3225-6644
Apucarana: (43) 3422-0836
São Paulo – capital:
(11) 9-7555-2002 (whatsapp)
(11) 3938-8464.