O que é a FIV?
A Fertilização in vitro, também conhecida como bebê de proveta ou apenas FIV, é uma das técnicas mais procuradas de reprodução humana devido às suas altas taxas de sucesso, chegando a até 40%.
O tratamento possui esse nome porque a fecundação do óvulo é feita no laboratório de embriologia, e é apenas depois que o embrião passa a se desenvolver que ele é transferido para o útero materno
O tratamento da fertilização in vitro costuma levar cerca de 20 dias, e mesmo que seja mais procurado por mulheres acima dos 35 anos, mulheres que optam por essa técnica precisam estar preparadas para uma possível gestação múltipla.
Como é feita a FIV?
A FIV começa com uma estimulação ovariana através de medicamentos administrados via subcutânea ou oral, essa etapa é muito importante para que a mulher produza mais óvulos e dessa forma aumente as chances de sucesso do tratamento.
Esse procedimento leva entre 10 a 12 dias, e é acompanhado pelo médico especialista através de ultrassonografias para saber quando os óvulos alcançaram o diâmetro exato para que seja feita a punção. 24 horas antes da punção, a mulher recebe uma injeção de Hcg, o hormônio que induz a maturação ovariana.
Após isso, é feito a punção folicular, que é o ato de retirar os óvulos que serão levados para o laboratório de embriologia. O procedimento de punção leva cerca de 15 minutos, e por ser um procedimento mais invasivo, é feito em um centro cirúrgico e com anestesia, para que a paciente não sinta nenhum incomodo.
Após coletados, os óvulos são levados ao laboratório de embriologia, e cada óvulo é colocado separadamente em placas de cultivo junto à espermatozóides previamente selecionados. Nesse ponto, vale ressaltar, que caso o companheiro da mulher não possa doar seu sêmen por algum problema de saúde ou em caso de reprodução individual, é possível usar gametas doados.
O período de cultivo embrionário é acompanhado todos os dias pelo especialista que busca confirmar se houve a fecundação. Durante esse período, o espermatozóide procura naturalmente o óvulo, pois permanecem em uma incubadora que simula as condições do útero.
Quando se confirma a fecundação, há um tempo de espera de 3 a 5 dias para que o embrião comece a se desenvolver. A quantidade de embriões transferidos para o útero da mulher varia conforme a sua idade, para mulheres até 35 anos, são transferidos 2 embriões, 3 para mulheres até 40 anos, e 4 embriões para mulheres acima dos 40 anos.
O procedimento de transferência dos embriões é rápido e se assemelha ao exame Papanicolau, utilizando um espéculo e um cateter fino, o especialista acompanha o procedimento através do ultrassom, e transfere os embriões para 1 cm do fundo do útero.
Esse procedimento costuma ser indolor, mas é natural que algumas mulheres sintam cólicas nos primeiros dias, por isso o recomendado é que durante os próximos 2 dias, a mulher permaneça em repouso, não faça exercícios físicos, pegue peso, evite escadas e não tenha relações sexuais.
Cerca de 9 a 12 dias após a transferência dos embriões, é feito um exame de gravidez para atestar o sucesso do procedimento.
Para quem é a FIV?
A FIV é indicada principalmente para mulheres acima dos 35 anos, mas também:
Para mulheres com alterações nas trompas;
Laqueadura;
Vasectomia
Mulheres com histórico doenças hereditárias;
Devido a fatores genéticos e de infertilidade;
No caso de endometriose grave;
Alterações de sêmen.
Ficou interessada no processo de Fertilização in vitro? Agende a sua consulta com o Dr. Vinícius Stawinski. https://blog.drviniciusstawinski.com.br/blog/