Hidrossalpinge é o nome dado para quando a trompa uterina fica dilatada, cheinha de líquido! Mas, Calma! Continue lendo.
Poucas pessoas sabem da existência dessa doença que pode atingir os ovários, ela é relativamente silenciosa, mas quando o diagnóstico vem, milhões de pensamentos vem a cabeça. Algumas vezes o sonho de ser mãe pode depender exclusivamente de um diagnóstico correto e de um tratamento adequado. Portanto, não se desespere.
A hidrossalpinge nada mais é do que um acúmulo de líquidos nas trompas ou em apenas uma delas. Normalmente esse líquido que enche a trompa uterina está presente por uma infecção que aconteceu na região, por fatores bacterianos ou uma doença sexualmente transmissível como clamídia ou sífilis, que podem ter sido responsáveis por essa inflamação.
Um dos principais problemas que a hidrossalpinge traz é que pode impedir que a gravidez ocorra. A trompa fica dilatada e essa dilatação pode interferir no processo de fecundação do espermatozoide com óvulo, já que é na trompa que a fertilização acontece.
A hidrossalpinge também pode ocasionar uma obstrução da tuba, fazendo com que o óvulo não possa descer e nem o espermatozoide possa subir. É a tal trompa obstruída, mas nem todos os casos de trompas obstruídas são por conta de hidrossalpinge, alias a obstrução da trompa pode ser resolvida com um pequeno procedimento, mas isso é assunto para outro post.
O líquido presente na trompa por conta da hidrossalpinge também pode ser um fator que possa atrapalhar na hora da implantação do embrião caso a fecundação tenha ocorrido na trompa saudável.
Caso a implantação ocorra, outro fator pode atrapalhar uma gravidez saudável, o líquido poderia ser tóxico para o feto causando um aborto. A relação da trompa dilatada com a quantidade de líquido secretado estão diretamente ligados a aderência, quanto mais inchada, mais líquido ela secreta e mais grave pode se tornar.
Este problema pode ser identificado pelo exame de ultrassonografia.
Se alguém com hidrossalpinge está tendo dificuldades para engravidar, o tratamento mais indicado é a remoção cirúrgica das trompas seguido pela Fertilização in Vitro.
Agende a sua consulta. Esteja mais perto do seu sonho de ser mãe.