O congelamento de óvulos para mulheres com câncer sofreu um avanço muito grande ao longo dos anos. Trazendo para as mulheres uma alternativa eficaz contra a infertilidade que o tratamento contra o câncer pode causar.
O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, mesmo assim, um dos maiores medos em mulheres com câncer é se elas serão ou não capazes de ter filhos após o tratamento.
O tratamento contra o câncer é invasivo e modifica toda a rotina e vida da paciente, sendo assim, os tratamentos de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia podem ocasionar danos irreversíveis aos ovários da mulher, trazendo a assustadora infertilidade.
Mas não fique assustada, além de não ser 100% dos casos que se tornam inférteis, as mulheres de hoje podem contar com o congelamento de óvulos, um método desenvolvido por especialistas em reprodução humana assistida.
Continue lendo a matéria para entender como o congelamento de óvulos em mulheres com câncer ocorre e seus benefícios.
O que é congelamento de óvulos?
Também conhecido como vitrificação de óvulos, o congelamento dos óvulos é uma técnica onde os óvulos saudáveis da mulher são coletados e congelados, permanecendo em uma temperatura de -192ºC.
Especialistas indicam que o congelamento dos óvulos ocorra até os 35 anos da mulher, após isso, os óvulos apresentam uma queda de qualidade e as reservas de óvulos tendem a diminuir.
Benefícios do congelamento de óvulos
Existem vários benefícios no congelamento de óvulos, no caso de mulheres com câncer, o congelamento de óvulos pode garantir que a mulher seja capaz de gerar filhos após o tratamento oncológico.
A depender do câncer e sua região, é necessário esperar anos para que a fertilização in vitro seja feita, mesmo assim, como o congelamento de óvulos não possui um prazo de validade, as mulheres podem ficar tranquilas quanto ao tempo de espera.
A única ressalva nesse caso, é com a idade da mulher que irá utilizar o óvulo que permaneceu por muito tempo congelado, isso porque mesmo que o óvulo permaneça com as características de quando foi congelado, a mulher sofre alterações com o tempo.
A partir dos 40 anos, já é considerado uma gravidez de risco, porque pode interferir diretamente na saúde da mulher, aos 50 anos, problemas de saúde como diabetes, colesterol e problemas de pressão podem agravar ainda mais a gestação.
Além disso, o congelamento de óvulos também é indicado para mulheres férteis que não tem certeza se desejam ou não ser mães, mas optam por ter um “seguro”, caso mudem de idéia após ter conquistado uma vida estável.
Como é feito o congelamento de óvulos?
Durante cerca de 10 dias, a mulher toma injeções diárias de hormônios, para promover o crescimento dos folículos. Após esse período, a mulher recebe uma injeção para que os folículos amadureçam.
A coleta dos óvulos é feita cerca de 36 horas após isso. A aspiração é feita em ambiente cirúrgico com a paciente sedada.
São coletados o máximo de óvulos possível, em seguida, eles são expostos a uma temperatura muito baixa de forma abrupta, isso garante um índice maior de recuperação e óvulos de qualidade.
Congelamento de óvulos preço
O congelamento de óvulos ao longo dos anos vem se tornando mais acessível no Brasil. Isso quer dizer que cada vez mais famílias estão tendo acesso ao tratamento.
Além disso, é possível contar com condições de pagamento facilitadas, para que não seja necessário abrir mão do sonho de ser mãe.