O sonho da maioria dos casais é um dia se tornarem pais, esse sonho, por mais simples que possa parecer, às vezes pode se mostrar muito difícil.
A OMS considera a infertilidade do casal, conhecida também como infertilidade conjugal, como uma doença após 12 meses de tentativas frequentes sem o uso de contraceptivos.
Atualmente, a infertilidade atinge cerca de 15% de casais no mundo, por isso é muito importante buscar o auxílio de um médico especialista após um ano sem conseguir engravidar, afinal, normalmente o casal desconhece a infertilidade.
Por mais assustador que seja perceber que a infertilidade não é algo raro, a medicina e a tecnologia evoluíram tanto que hoje, a infertilidade já não é mais um problema para os casais modernos.
Para saber mais sobre os tratamentos para a infertilidade do casal, continue lendo a matéria!
Tratamentos para a infertilidade do casal
Apesar dos tratamentos com medicamentos e cirúrgicos, o tratamento para a infertilidade do casal que mais demonstra resultados em alguns casos e vem se tornando um dos tipos de tratamento mais procurado é através da reprodução humana assistida.
A reprodução humana conta com três tratamentos que são indicados para o caso da infertilidade conjugal, sendo eles: Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina e a Injeção intracitoplasmática de espermatozóides.
Confira abaixo quando cada causa é aconselhável e como elas funcionam.
Inseminação intrauterina
Considerado a técnica mais simples no caso da reprodução humana. A Inseminação Intrauterina (IIU) começa por um procedimento de Indução da ovulação, onde a mulher recebe hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante), que incita o crescimento e maturação dos óvulos
Cerca de 36 horas após a ovulação, são inseridos espermatozoides já preparados direto no útero da mulher, utilizando um cateter especial pouco invasivo. Em mulheres abaixo dos 35 anos, a porcentagem de sucesso da inseminação intrauterina é de aproximadamente 20%, esse número cai um pouco quando a mulher passa dos 35 anos devido a qualidade de seus óvulos.
Fertilização in vitro
A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica considerada mais complexa pela reprodução humana.
Para que ela ocorra, a mulher passa por uma estimulação ovariana, mas em maior quantidade, para que seja possível retirar vários óvulos de uma vez só.
Após isso, os óvulos são cultivados no laboratório de embrionagem, onde são expostos aos espermatozóides, para que a fecundação ocorra naturalmente. Dias depois, um ou mais óvulos fertilizados são colocados no útero da mulher.
Todo o procedimento dura cerca de duas semanas, porém, é mais invasivo que a inseminação intrauterina mas possui melhores resultados, podendo chegar a 40% de chances.
Injeção intracitoplasmática de espermatozoides
Essa técnica é uma variação da fertilização in vitro, os primeiros passos são exatamente o mesmo, mas após os óvulos serem retirados, é inserido diretamente um espermatozoide em cada óvulo.
Essa técnica é mais utilizada quando o problema da infertilidade do casal parte do lado masculino, com pouca produção de espermatozoides, sendo baixa ou nula.